quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Histórias trigonométricas


Welingtong

Em uma casa muito simples da cidade, morava um ratinho chamado Welingtong. Faz algumas semana que Weli vem observando que, quase todos os dias, o dono da casa compra um pedaço de queijo fresquinho no mercado e quando chega em casa, coloca-o em cima da mesa, vai tomar banho voltando depois de uma hora para comer.

Foi em uma sexta-feira que Weli decidiu tentar roubar o queijo. Mas antes ele precisaria saber qual era a altura da mesa, para saber a força do impulso que deveria tomar.

Com o auxílio de um quadrante, que lhe foi deixado de herança de seu avô Weslingtong, ele posicionou-se há 60 cm de distância da mesa. Ao estabilizá-lo notou que marcava aproximadamente 59º.

Voltou para a sua toca e calculou rapidamente a tangente ( a divisão entre cateto oposto e cateto adjacente, que neste caso seria tan 59º= x/60 ), após obter o resultado, aproximadamente 1m, adicionou a isso a medida correspondente a altura do seu olho ( 7 cm), concluindo que a altura total da mesa era de 1,07 m.

No dia seguinte quando o dono da casa pôs o queijo sobre a mesa. Welingtong já estava preparado para se lançar ao queijo. E foi o que aconteceu, assim que não viu mais ninguém, atirou-se ao queijo.....

(final alternativo)
.... quando ele se lançou percebeu que havia exagerado no impulso, mas ainda assim alcançou o alvo desejado. Weli aterrisou exatamente em cima do queijo, com o impacto ambos saíram rolando e, sem conseguir parar, cairam janela a fora, passando direto pelas roseiras, parando 2m longe da casa. Ao procurar o queijo percebeu que só uma parte dele havia caído no jardim onde Weli estava, a outra metade permanecia na beirada da janela, onde o dono da casa não iria achá-la nunca. Concluiu então que a parte já conseguida era suficiente para uns três dias e que quando acabasse iria construir uma escada para pegar o restante.


Devido ao empate da enquete do final da história, fiz um final alternativo misturando os dois..... quem tiver boas ideias ou sugestões comenta aí....


por: Luana Adam

Nenhum comentário:

Postar um comentário